quarta-feira, 16 de março de 2011

Avancemos para águas mais profundas¹


Luis Adriano Correia da Silva²

Eis que se renova o pedido!
Eis que um novo tempo chegou!

Avançar para águas mais profundas, sair das águas espraiadas e ter força para enfrentar o alto mar não é tarefa de fácil realização. É preciso encantar os tripulantes. É preciso fazer com que percebam que o sonho contido nesta nau seja um sonho coletivo, trazidos pelas mãos calejadas de homens e mulheres que em sua juventude remam em busca do novo. É preciso buscar a profundidade das águas. É preciso arriscar-se. Mas essa busca não pode limitar-se apenas ao anseio. Encantamento não basta! É preciso organizar os trabalhos e dividir as tarefas, assumir nossas responsabilidades e amar, mas amar incondicionalmente. Como um dia aquele jovem nazareno, que desde outrora é quem lidera essa expedição, amou e continua nos amando. Afim de que tenhamos mais e mais amor pelas gentes e pela juventude. Por isso é que não queremos avançar sem saber o que virá. Temos objetivos, sabemos a quem encontrar. Agora nos resta ter coragem de irmos de encontro às águas inquietas, e orientados por Jesus Cristo, nos aquietaremos nas noites em torno da palavra que Ele anuncia, e nos faremos inquietos de dia lançando às redes onde Ele mandar. E faremos ecoar das bases uma Pastoral autêntica, que brota da vida e da história do jovem popular, a partir de seus sonhos e desafios, e de uma tão esperada reconstrução de valores. Tendo a mística estampada em seu testemunho, e a espiritualidade cristã marcando e sincronizando o ritmo das remadas a gritos coletivos por vida plena.
Avançar significa ir até onde outros ainda não foram, ou simplesmente abandonaram o barco no meio do percurso, ou até mesmo tomaram outras direções. O mar é imenso! É preciso direcionamento, foco! Onde nos encontramos neste imenso mar da caminhada da PJMP? Para onde estamos remando? Estamos ouvindo Jesus falar? Talvez nos enganamos em confiar na nossa grande experiência de pescadores/as e não atentamos aos verdadeiros sinais. Aqueles vindos da simplicidade das experiências. Chegamos muito longe. Alcançamos muitas vitórias. Não podemos agora descansar nas areias da praia. O mar é o mesmo! A vida contida nele é outra! É hora de refazer o percurso, por esse motivo renova-se o pedido!

Eis que novo tempo chegou!


1. Texto escrito por ocasião dos 25 anos de história da Pastoral da Juventude do Meio Popular na diocese dos Palmares, Pernambuco, em 26 de março de 2011.

2. Luis Adriano Correia da Silva. Professor Especialista em Gestão da Escola. Militante engajado da Pastoral da Juventude do Meio Popular. Diocese dos Palmares-PE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário